Fonte : Gabinete do Chefe do Executivo

O Chefe do Executivo, Chui Sai On, teve, hoje (21 de Fevereiro) na Sede do Governo, um encontro com o físico Chen Ning Yang, primeiro chinês a vencer o Prémio Nobel, durante o qual trocaram opiniões sobre o desenvolvimento do sistema educativo de Macau e perspectivas para o ensino não superior.

O dirigente máximo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) começou por dar as boas-vindas a Chen Ning Yang, que aceitou o convite da Universidade de Macau (UMAC) para se deslocar ao território como orador de uma palestra. Disse acreditar que o sucesso do professor na investigação científica, ensino e nos demais aspectos, permite tornar em uma lição útil para as pessoas.

O Chefe do Executivo fez uma apresentação geral sobre a conjuntura actual do ensino de Macau, em particular o ensino superior e a situação dos estabelecimentos de ensino superior. Afirmou que a educação é para Macau imprescindível na formação de quadros qualificados e que o governo da RAEM sempre deu grande importância ao desenvolvimento da educação. Lembrou que com o apoio total do Governo Central, o campus da UMAC na Ilha da Montanha (Ilha de Hengqin), já se encontra em funcionamento, esperando-se que contribua para um maior impulsionamento do desenvolvimento do ensino superior, no futuro.

Chui Sai On lembrou que, no passado, em Macau, o desenvolvimento do ensino superior concentrava-se mais na expansão dos cursos, no entanto, na sequência das mudanças registadas, nos últimos anos, na sociedade e na economia, a procura de formação contínua para quadros qualificados também começou a aumentar. Referindo que, por essa razão, as instituições começaram a dar, gradualmente, maior importância ao ensino de pós-graduação, designadamente ao mestrado, ao doutoramento e investigação científica. Sublinhou que o ensino é muito importante para o desenvolvimento regional, pelo que o governo da RAEM vai continuar a apoiar o desenvolvimento sustentável do ensino superior através de políticas e apostas em recursos e terrenos.

No encontro, o professor falou sobre a sua primeira deslocação a Macau, quando a UMAC era ainda a Universidade da Ásia Oriental. Disse que, durante os últimos anos, tanto a UMAC como a sociedade de Macau obtiveram um desenvolvimento rápido e grande. Manifestou atenção para com o ensino superior de Macau e partilhou as suas experiências. Disse que nas instituições de ensino superior da China interior muitos dos graduados e pós-graduados são finalistas de excelência, cuja qualidade não é inferior aos que finalizam os cursos em instituições de ensino superior de renome no ocidente. Adiantou que alguns mestrados e doutorados, depois dos cursos de aperfeiçoamento no exterior, optam por permanecer nesses locais, o que leva à perda de qualificados no país. Contudo, com a instabilidade da conjuntura económica no exterior, esses deparam-se com maiores dificuldades em conseguir um emprego estável e longo prazo onde se encontram, revelando que algumas instituições, como a Universidade Tsinghua, começaram a adoptar medidas para atrair essas pessoas de regresso ao país.

O académico tem acompanhado as mudanças nas indústrias e no desenvolvimento da sociedade, sendo o sector do jogo parte importante das estruturas da economia, pelo que o ensino superior deve dar maior importância ao respectivo desenvolvimento das disciplinas de gestão de empresas.

No encontro estiveram ainda presentes o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, o chefe do Gabinete do Chefe do Executivo, Alexis Tam, a secretária-geral do Conselho Executivo, O Lam, o coordenador do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior, Sou Chio Fai. Por sua vez, Chen Ning Yang foi acompanhado por sua esposa, Weng Fan, o Reitor da UMAC, Zhao Wei, e o director da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UMAC, Chen Chun Lung Philip.