Três artigos científicos baseados no excelente desempenho de circuitos integrados na linha da frente da tecnologia microelectrónica (“state-of-the-art chips”), projectados por professores e alunos de doutoramento da Universidade de Macau (UM), e destinados a aplicações inovadoras e originais na área das comunicações sem-fios (“wireless communications”), foram aceites para apresentação na 61a IEEE International Solid-State Circuits Conference – ISSCC 2014, que se realiza em Fevereiro de 2014, em São Francisco, nos EUA. Esta conferência, ISSCC, é reconhecida como as Olimpíadas da Electrónica (“Chip Olympics”), e em 2014 a UM estará entre as 10 universidades de topo a nível mundial em termos do maior número de comunicações apresentadas, encontrando-se em 1o. lugar entre as universidades da China, Hong Kong e Macau.

O Instituto de Engenharia Electrotécnica e ElectrónicaIEEE, a maior associação profissional a nível mundial, responsável pela programação técnica do evento, publicou recentemente o programa preliminar da conferência anunciando todas comunicações aceites para apresentação no ISSCC 2014, e tem a expectativa de contar com a presença habitual de mais de 3000 representantes de instituições académicas e industriais. Os 3 artigos da UM foram desenvolvidos por 3 doutorandos, Yan Zushu, Lin Zhicheng e Lin Fujian, orientados pelo Prof. Elvis Mak Pui-In, Prof. Matthew Law Man-Kay e Prof. Rui Martins, tendo ainda a colaboração do Prof. Franco Maloberti, os quais desenvolvem a sua actividade científica no Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Analógicos e Mistos em Muito Larga Escala (“State Key Laboratory of Analog and Mixed-Signal VLSI”) e na Faculdade de Ciências e Tecnologia, da UM. Considerando a contribuição em termos do primeiro autor dos artigos, a UM, com 3 comunicações, encontra-se no primeiro lugar entre todas as universidades da China Continental, de Hong Kong e Macau, no quarto lugar entre universidades de toda a Ásia, e nas dez primeiras (“top ten”) a nível mundial, ombreando com universidades de topo como a Universidade de Michigan, o Korean Advanced Institute of Science Technology (KAIST), o Massachusetts Institute of Technology (MIT), e as Universidades da Califórnia, em Berkeley e Los Angeles (UCLA), entre outras.

Estas verdadeiras Olimpíadas da Electrónica seleccionam os artigos com um critério extremamente rigoroso, tendo sido aceites apenas 206 comunicações para o ISSCC 2014, pertencendo metade a trabalhos apresentados pela indústria de ponta em electrónica. Os 3 artigos da UM têm os seguintes títulos: An RF-to-BB-Current-Reuse Wideband Receiver with Parallel N-Path Active/Passive Mixers and a Single-MOS Pole-Zero LPF”, A 0.5V 1.15mW 0.2mm2 Sub-GHz ZigBee Receiver Supporting 433/860/915/960MHz ISM Bands with Zero External Components”, e A 0.0013mm2 3.6μW Nested-Current-Mirror Single-Stage Amplifier Driving 0.15-to-15nF Capacitive Loads with >62° Phase Margin”. Uma quarta comunicação, intitulada “Circuit Techniques for Switched-Capacitor Filters”, da co-autoria do doutorando Zhao Yaohua, e do Prof. Elvis Mak Pui-In, Prof. Matthew Law Man-Kay e Prof. Rui Martins, foi igualmente seleccionada e será apresentada numa sessão preliminar do ISSCC 2014 destinada apenas a alunos de doutoramento (Student Research Preview Session”), o que demonstra a excelente qualidade dos alunos e da investigação científica realizada pela UM nesta área extremamente competitiva.

Nos últimos anos, a UM tem sido reconhecida a nível internacional pelos seus resultados no domínio da electrónica, publicados no ISSCC, mas também no IEEE Journal of Solid-State Circuits (JSSC), a revista científica mais conceituada nesta área, tendo os seus artigos atraído uma larga atenção, figurando várias vezes entre os 100 mais descarregados (“downloaded”) da base de dados do IEEE Xplore que contém 3.5 milhões de artigos.

Para mais informações, por favor contactar a Sra. Lei ou Sra. Fok pelo telefone (853) 8397 4325 ou pelo endereço electrónico prs.media@um.edu.mo ou visite o nosso site www.umac.mo.