Fonte : Direcção dos Serviço para os Assuntos de Tráfego

Em articulação com a abertura gradual do campus em Hengqin da Universidade de Macau, a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego vai pôr em funcionamento, a partir de 26 do corrente mês (2.a-feira), a carreira n.o 37U, a qual liga o campus em Hengqin com o actual campus da Universidade de Macau e percorre pela zona urbana da mesma Ilha. Essa carreira começa por utilizar como terminal provisório a paragem junto do dormitório para pós-graduados no campus de Hengqin e circula nas vias públicas a Sul do túnel subfluvial do campus, das 06h30 às 00h15, com partida a cada 10 a 15 minutos.

Desde que o Governo da RAEM tomou a cargo do campus em Hengqin da UMAC, no dia 20 do mês passado, o grupo de trabalho inter-serviços efectua, de forma acelerada, as diversas medidas referentes às vias e túnel subfluvial. É de referir que, para se articular com as necessidades das deslocações dos trabalhadores, a DSAT pôs já em funcionamento a carreira n.o 22F no mês passado, a qual passa pelo acesso do túnel do campus da UMAC sito na Estrada Marginal de Flor de Lótus. Além disso, para acompanhar a ocupação do primeiro grupo de estudantes da UMAC no dormitório para pós-graduados que se localiza a Sul do campus, a DSAT cria a carreira n.o 37 que faz ligação do actual campus com o novo campus da UMAC. Esta carreira também passa pelas vias principais da Taipa. Na fase actual, a paragem “UMAC/Dormitório para pós-graduados” junto do dormitório para pós-graduados no campus de Hengqi é utilizado como terminal provisório, e a referida carreira faz escala nas paragens “Rotunda Marginal/Estrada do Dique Oeste”, “Rotunda do COTAI”, “Avenida Cidade Nova/Galaxy”, “Estrada da Baía de Nossa Senhora de Esperança/Mangal”, “Estrada Governador Nobre Carvalho”, “Largo Ouvidor Arriaga/Chun Ut”, “Edifício do Lago”, “Avenida Padre Tomás Pereira”, “Tjoi Long Sea View Park/Weng Un”, “Hotel New Century”, “Edifício Tai Chong Wa da Taipa”, “Edifício Chun Leong”, “Avenida Dr. Sun Yat Sen/Povoação de Sam Ka”, “Avenida Cidade Nova/Venetian”, “Avenida Cidade Nova/COTAI Expo” e “Rotunda Marginal/Reserva Ecológica”. Além disso, depois da conclusão das obras da Estrada Governador Nobre Carvalho, a carreira n.o 37 faz também escala nas paragens “Greenville da Taipa”, “Armazém da CEM na Taipa” e “Estrada da Baía de Nossa Senhora de Esperança/Istmo Taipa-Coloane”. A carreira funciona das 06h300 às 00h15, com partida a cada 10 a 15 minutos.

A carreira n.o 22F faz escala em mais duas paragens novas

Tendo em conta a entrada em funcionamento da carreira n.o 37U, a DSAT criou duas paragens novas na Estrada Marginal de Flor de Lótus, ou seja, “Rotunda Marginal/Estrada do Dique Oeste” e “Rotunda Marginal/Reserva Ecológica”. Para além da carreira n.o 37U, a carreira n.o 22F que entrou em funcionamento há tempo faz também escala nestas duas paragens, para facilitar as deslocações dos passageiros de ida e volta do terminal de Seac Pai Van e da Praça de Ferreira do Amaral.

Com a entrada em funcionamento, de forma gradual, do campus em Hengqin da UMAC e o aumento do número de alunos, a DSAT planeou a criação de mais carreiras que ligam ao novo campus, depois da sua abertura definitiva, para faciltar aos alunos e professores a utilizar os autocarros públicos para deslocação. Depois da entrada em funcionamento das respectivas carreiras, a DSAT irá rever o seu funcionamento e acompanhar de perto a alteração dos hábitos de deslocação dos cidadãos, procedendo atempadamente ao ajustamento e melhoria. Para mais informações sobre as carreiras de autocarros, o público pode aceder à página electrónica da DSAT em www.dsat.gov.mo ou telefonar para a linha aberta para assuntos de tráfego 88666363.