(Fonte : Gabinete do Chefe do Executivo)

O Chefe do Executivo, Chui Sai On, visitou, hoje (24 de Julho) o novo campus da Universidade de Macau, na Ilha da Montanha (Hengqin), que já entrou em funcionamento, para compreender, in loco, a situação mais recente da nova estrutura universitária.

Na ocasião, Chui Sai On afirmou que a entrada de funcionamento do novo campus irá inserir nova dinâmica para o desenvolvimento do ensino superior e da formação de quadros qualificados para concretizar uma base mais sólida de desenvolvimento sustentável da Região Administrativa Especial.

Esta manhã, Chui Sai On, acompanhado pelo presidente, Tse Chi Wai, e o vice-presidente do Conselho da Universidade, também presidente da Comissão de Desenvolvimento do campus, Lam Kam Seng Peter, além do reitor, Wei Zhao, visitou o novo campus da Universidade de Macau, na Ilha da Montanha, para se inteirar e saber mais pormenores da situação actual do novo complexo académico, após a abertura, bem como sobre a próxima fase do plano de transferência gradual, e trocar impressões com a direcção da Universidade de Macau sobre o desenvolvimento futuro e gestão.

O Chefe do Executivo afirmou que, com a anuência e apoio do Governo Central, o governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) viu aprovada a construção do novo campus na Ilha da Montanha, aquele que é o primeiro projecto pioneiro e comprovativo da cooperação efectiva entre Guangdong e Macau e da inovação e criatividade do sistema.

O mesmo responsável disse acreditar que, futuramente, a entrada de funcionamento global do novo campus universitário traduzir-se-á numa nova dinâmica para desenvolvimento do ensino superior de Macau, bem como na formação de quadros mais qualificados e diversificados, para concretizar uma base mais sólida do desenvolvimento sustentável.

Chui Sai On destacou que, com os alicerces já construídos, o governo vai continuar a elevar a qualidade geral do ensino superior, bem como a melhorar as instalações.

Durante a visita, Chui Sai On teve em especial atenção e trocou opiniões com a direcção da universidade sobre os arranjos e procedimentos necessários para a transferência para o novo campus, bem como o plano de gestão global, salientando que tudo deve ser feito com segurança e de forma ordenada, em coordenação estreita com o empreiteiro, para concluir com sucesso a fase posterior de instalação.

O chefe do Gabinete do Chefe do Executivo, Alexis Tam, a secretária-geral do Conselho Executivo, O Lam, o chefe do Gabinete do Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Wong Chan Tong, os assessores do Gabinete do Chefe do Executivo, Kou Chin Hung, Wu Kan e Lei Ngan Leng, a assessora do Gabinete do Secretário para os Assuntos Sociais e a Cultura, Iao Man Leng, o assessor do Gabinete do secretário para os Transportes e Obras Públicas, Cheong Kok Kei, acompanharam a visita, juntamente com os três vice-reitores da Universidade de Macau, Rui Martins, Simon Ho e Alex Lai.

O Comité Permanente da 11ª. Assembleia Popular Nacional da República Popular da China aprovou, em 27 de Junho de 2009, durante a sua nona reunião, a decisão relativa à delegação de poderes na Região Administrativa Especial de Macau para o exercício de jurisdição no novo campus da Universidade de Macau a instalar na Ilha da Montanha.

E, por ocasião do 10º aniversário da RAEM, no dia 20 de Dezembro de 2009, o presidente então em funções, Hu Jintao, presidiu à cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo campus da Universidade de Macau, na Ilha da Montanha (Hengqin).