O Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, Wu Bangguo visitou hoje (dia 20 de Fevereiro) o novo campus da Universidade de Macau (UM) e informou-se do ponto de situação da construção daquele campus. Atento ao desenvolvimento da UM, Wu deu apoio ao sistema dos colégios residenciais a adoptar no novo campus e elogiou as características da universidade.

A comitiva de Wu Bangguo visitou a Biblioteca e a Galeria da UM, edificações emblemáticas do novo campus e assistiu às apresentações sobre o planeamento da construção e as características da universidade, feitas respectivamente pelo Secretário para as Obras Públicas e Transportes do Governo da RAEM, Lao Si lo e pelo Reitor da UM, Wei Zhao. Segundo o Secretário, a construção do novo campus da UM é um projecto de grande porte com várias dificuldades; contudo, foi concluída graças aos esforços de todo o pessoal e de todos os serviços envolvidos. O responsável afirmou ainda que, com o apoio do Governo Central, o novo campus da UM constitui um projecto-piloto do novo modelo de cooperação entre a Província de Guangdong e Macau, sendo por isso um foco de atenção dos respectivos governos.

De seguida, o Reitor apresentou as 4 características da UM: um modelo pedagógico composto por 4 componentes; um sistema de gestão do pessoal docente com padrões internacionais; a valorização das disciplinas fundamentais e uma estrutura académica multidisciplinar e de vanguarda. Wu Bangguo perguntou sobre o desenvolvimento da UM no novo campus, designadamente no que toca às características dos cursos e à cooperação com outras instituições congéneres. O

Reitor respondeu que será introduzido no novo campus um sistema dos colégios residenciais. Além disso, segundo o responsável da instituição, será criado um centro de investigação conjunta de medicamentos inovadores e um programa de cooperação no âmbito de Língua Chinesa, ambas as iniciativas a realizar em parceria com as instituições de ensino superior de prestígio, oriundas de Hong Kong, Taiwan e do Interior da China. No futuro, a UM continuará a aproveitar os seus cursos e as vantagens na formação de quadros para promover o intercâmbio e a cooperação com as universidades de topo nestas regiões.

Acompanharam Wu Bangguo, na sua visita, o Secretário da Comissão Provincial de Guangdong do Partido Comunista da China, Hu Chunhua; o Vice-Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da RPC, Zhou Tienong; o Chefe do Executivo da RAEM, Chu Sai On; o Governador da Província de Guangdong, Zhu Xiaodan; o Vice-Secretário-Geral do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da RPC, Qiao Xiaoyang e o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U.