O Dr. Peter Liao, presidente fundador do Colégio Asiático de Gestão do Conhecimento (ACKM); Aggie Zhang, chefe do executivo do ACKM; e Bonnie Liu, directora adjunta do ACKM efectuaram uma visita especial à Universidade de Macau (UM) hoje (31 de Janeiro), a fim de conferirem dois títulos honorários, membro honorário do ACKM e membro honorário do Instituto Oficial Canadiano de Administração de Empresas (Canadian Chartered Institute of Business Administration), ao Reitor da UM Wei Zhao, em reconhecimento das suas notáveis realizações e contribuições para o ensino superior e a sociedade. Os anteriores beneficiários do título de Membro Honorário do ACKM incluem o Prof. Paul Chu Ching-Wu e outros bem conhecidos cientistas, educadores e líderes comunitários.

Após a cerimónia de outorga, que teve lugar às 10:30 da manhã, o Reitor Wei Zhao deu uma entrevista no local a Aggie Zhang, presidente fundador do ACKM. Durante a entrevista, o Reitor Wei Zhao falou sobre a filosofia da educação da UM num mundo de globalização crescente, bem como do modo como a UM planeia providenciar uma educação de alta qualidade para os estudantes e realizar o objectivo de se tornar uma universidade de nível mundial através de uma estratégia multifacetada.

No meio da tendência para a globalização, os países e regiões asiáticos estão a tornar-se cada vez mais interligados. A interacção entre os quatro territórios falantes do chinês (a China Continental, Hong Kong, Macau e Taiwan) está a tornar-se cada vez mais frequente. O fluxo de recursos, pessoas talentosas, fundos e conhecimentos entre a China e a região Ásia-Pacífico está igualmente em rápido desenvolvimento. Estes factores combinaram-se para conduzirem à emergência de formas variadas de colaboração. O ACKM convida indivíduos com realizações de nível mundial para servirem como seus membros honorários, como forma de reconhecer as suas realizações e contribuições para as empresas, as indústrias e a sociedade na Ásia, e também na esperança de fazer avançar o desenvolvimento da região Ásia-Pacífico, providenciando uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos entre académicos, empresários e funcionários séniores na Ásia.

Fundado em 2001, o ACKM está empenhado no contínuo desenvolvimento, promoção e aplicação do conhecimento dos princípios, modelos e técnicas de gestão na Ásia. O Instituto Oficial Canadiano de Administração de Empresas (Canadian Chartered Institute of Business Administration) é uma organização com fins não lucrativos criada em 1990 pelas Cartas Patente (Letters Patent) do Governo do Canadá. Procura ter um papel inovador e progressivo no desenvolvimento profissional contínuo de gestores e líderes dos negócios em todo o mundo.