O doutorando Lin Zhicheng, Prof. Elvis Mak Pui In e o Prof. Rui Martins do Laboratório Chave Estatal de Sinal Analógico e Misto VLSI da Universidade de Macau (UM) têm co-desenvolvido o ZigBee CMOS, o receptor mais pequeno e com menor consumo de energia do mundo que é utilizado nas aplicações para redes sem fios de curta distância. O artigo sobre este projecto será apresentado na 60ᵃ Conferência Internacional de Circuitos em Estado Sólido (na sigla inglesa ISSCC) do Instituto de Engenheiros Electrotécnicos e Electrónicos (na sigla inglesa IEEE), que vai ter lugar em São Francisco, EUA, em Fevereiro de 2013. O ISSCC é reconhecido internacionalmente como a Olimpíada do Chip.

A expectativa é de receber mais de três mil pessoas, entre académicos e industriais, a participar na conferência deste ano. O artigo da UM que será apresentado na conferência é intitulado “A 1.7mW 0.22mm2 2.4GHz ZigBee RX Exploiting a Current-Reuse Blixer + Hybrid Filter Topology in 65nm CMOS” (“Uma Topologia de 1.7mW 0.22mm 22.4GHz Zig-Bee RX Explorando uma Corrente-Reuse Blixer + Filtro Híbrido em 65nm CMOS”). Este artigo será o quarto artigo sobre tecnologia dos chips apresentado no ISSCC entre 2011 e 2013, sendo a UM igualmente n º 1 no ranking da China, juntamente com a Universidade de Ciências e Tecnologia de Hong Kong (na sigla inglesa HKUST) e a Universidade de Fudan.

Para mais detalhes sobre esta notícia, por favor refira-se ao comunicado da imprensa chinesa ou inglesa.