Este recrutamento foi realizado através de uma rigorosa selecção no contexto do acelerado desenvolvimento que a Universidade de Macau (UM) tem vindo a viver nos últimos anos e da sua aposta na educação holística. O Professor Doutor Haydn Chen, um estudioso com reputação internacional na ciência dos materiais, será responsável pela elaboração de planos de desenvolvimento relacionados com os assuntos dos estudantes e pela coordenação dos respectivos trabalhos para atingir os objectivos da educação holística da UM.

O novo dirigente da UM, doutorado em Ciência dos Materiais e Engenharia na Northwestern University, foi, durante largos anos, professor catedrático no Departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia na University of Illinois at Urbana-Champaign (em sigla inglesa, UIUC) – departamento classificado como um dos primeiros três no ranking americano – onde recebeu o título de  “tenured professor”. Na área da investigação, o Professsor Doutor Chen alcançou notáveis resultados, tendo sido distinguido com o Prémio Humboldt da Alemanha. É actualmente membro da American Society for Metals -International, do Instituto de Engenheiros de Hong Kong e da Sociedade Japonesa para Promoção Científica, assim como editor principal da revista académica Materials Chemistry and Physics. Além disso, o Professor Doutor Chen é um experiente líder do ensino superior, tendo assumido cargos como reitor da Universidade Tonghai de Taiwan, administrative fellow no Gabinete do Vice-Reitor para os Assuntos Académicos na UIUC, e director do Departamento de Física e Ciência dos Materiais na Universidade da Cidade de Hong Kong. Em 2004, foi nomeado como reitor da Universidade Tonghai. Durante o seu mandato, empenhou-se na promoção da educação holística, tendo criado um colégio de artes liberais, a fim de contribuir para a boa formação do carácter dos alunos, além de lhes transmitir conhecimento. O Professor Doutor Chen desempenhou um papel importante para o sucesso daquela universidade no ensino e na investigação em geral e na admissão, formação e aconselhamento aos alunos em particular.

O Professor Doutor Chen afirmou que depois da entrada em funcionamento do novo campus, a UM terá não só oportunidades de desenvolvimento sem precedentes, mas também enfrentará grandes desafios em matéria dos assuntos dos estudantes. O mesmo reconhece que a potencialidade do desenvolvimento da UM é enorme, sobretudo através dos colégios residenciais que entrarão em pleno funcionamento no novo campus no próximo ano. Através deste sistema, a universidade poderá promover ainda mais a educação holística e a formação de quadros qualificados. Além disso, considera que a UM poderá usufruir melhor do seu modelo pedagógico, baseado na educação de licenciatura, e complementado pelo Colégio de Honra, para equipar os alunos com maiores competências pessoais, isto é, entre outros, bons valores, entusiasmo pela vida e trabalho, coragem, espírito de equipa, capacidades de comunicação e pensamento independente, tendo como objectivo final formar quadros de alta qualidade ética e profissional com forte sentido de responsabilidade para com a sociedade.

Nos anos recentes, a UM tem vindo a desenvolver vários projectos de reforma e inovação educacional, incluindo o novo campus na Ilha de Hengqin, a introdução da educação holística nos cursos de licenciatura, a criação dos colégios residenciais e o Colégio de Honra. O reitor da UM, Professor Doutor Wei Zhao fez notar que depois da conclusão do novo campus, a UM irá transformar-se numa universidade baseada nos colégios residenciais. Para o efeito, é agora preciso definir os respectivos planos a longo prazo e atribuir recursos suficientes para garantir a boa gestão dos assuntos dos estudantes. A UM espera que o Professor Doutor Chen, um académico altamente qualificado com uma larga experiência de gestão e uma visão internacional, possa dar um impulso à universidade na implementação e desenvolvimento do modelo pedagógico de quatro componentes (educação especializada, educação holística, investigação e educação comunitária), realizando assim os planos educacionais a longo prazo e, especialmente, a sua missão de formação de talentos de excelência.