O Prof. Woo faz uma palestra na UM
Os estudantes são cativados pela palestra do Prof. Woo

Hoje (24 de Fevereiro de 2012), a Universidade de Macau (UM) acolheu um Palestra de Doutoramento honoris causa intitulada (Reminiscências da Fundação da HKUST: Uma História de um Velho Retornado”) (“Reminiscences of the Founding of HKUST: An Old Returnee’s Story”). O palestrante, Prof. Chia-Wei Woo, é um físico, educador de renome internacional e Doutor honoris causa da UM. Partilhou com a assistência a fundação da Universidade de Ciências e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) bem como as suas várias décadas de experiência na educação e na investigação.

No seu discurso, o Reitor da UM Wei Zhao elogiou o Prof. Woo pelo seu compromisso em fazer avançar a ciência, a tecnologia e a educação no sul da China, dizendo que, mesmo depois da sua demissão das funções de presidente da HKUST em 2001, o seu esforço nesta matéria continuou. O Prof. Woo é membro da Comissão de Aconselhamento Internacional da UM, partilhando a sua sabedoria sobre estratégias de desenvolvimento. Em reconhecimento das suas contribuições para a educação, a UM conferiu-lhe o Grau de Doutor honoris causa em Ciências Sociais em 2011.
O Prof. Woo partilhou com a assistência a fundação da HKUST e o desenvolvimento do ensino superior em Hong Kong, intercalando o seu discurso com comentários espirituosos Ele acredita que é imperativo que o ensino superior se diversifique para satisfazer as diferentes necessidades de diferentes estudantes, e para reflectir as mudanças na sociedade e no tempo. Ao discutir sobre que cursos académicos uma universidade deveria oferecer, o Prof. Woo pensa que estes três factores deveriam ser tidos em consideração: o papel do curso no desenvolvimento económico de uma sociedade, a possibilidade de recrutar os melhores no campo, e a disponibilidade do financiamento.

O Prof. Woo não é apenas o presidente fundador da HKUST, mas é ainda um físico e um educador de renome internacional. Durante décadas, ele fez incansavelmente avançar o desenvolvimento das ciências e da tecnologia e educou a geração seguinte, praticando inconscientemente o ensinamento de um velho adágio, segundo o qual “Nada beneficia mais uma pessoa do que a educação.” O Prof. Woo cresceu em Hong Kong, e após o término da escolar secundária, foi para os E.U. para prosseguir os seus estudos. Licenciou-se em física e matemática no Georgetown College, e obteve os graus de mestre e de doutor em física na Universidade de Washington. Em 1983, aos quarenta e cinco anos de idade, tornou-se presidente da Universidade de Estado de San Francisco, sendo o primeiro sino-americano à frente de uma das principais universidades nos E.U.

Desde 1964, o Prof. Woo publicou cento e vinte comunicações e livros sobre vários campos da física, incluindo a teoria quântica de muitos corpos, a mecânica estatística, os cristais líquidos, a física de baixa temperatura e a física de superfície. Sob a sua orientação, vinte e cinco doutorandos e pessoal pós-graduação completaram as suas teses e projectos de investigação.