p1.JPG
Sr. Hu Zhengyue (o 5ᵒ a partir da esquerda), visita a UM
p2.JPG
O Vice-Reitor da UM (Investigação),
Prof. Rui Martins (o 1ᵒ a partir da direita)
esclarece o Sr. Hu Zhengyue (o 2ᵒ a partir da esquerda)
sobre o desenvolvimento do laboratório chave estatal
p3.JPG
O Prof. Iu Vai Pan esclarece
o Sr. Hu Zhengyue sobre o Colégio da Ásia Oriental

No dia 21 de Setembro, o recentemente nomeado Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China (RPC) na RAE de Macau, Sr. Hu Zhengyue, visitou a Universidade de Macau (UM). Foi recebido calorosamente pelo pessoal administrativo da UM. O Sr. Hu fez notar que o ensino superior representa um papel muito importante na promoção do desenvolvimento de Macau e da China, e que, logo após a instalação da UM no novo campus, as instalações de hardware e o software para o ensino se complementarão e se combinarão para ajudar a UM a perseguir o seu objectivo de tornar-se uma instituição de nível internacional e a formar mais profissionais notáveis para Macau e para a China.

O Sr. Hu estava acompanhado, entre outros, pelo Vice-Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da RPC na RAE de Macau, Sr. Song Yanbin, e pelo Director-Geral do Departamento de Investigação Política do Gabinete do Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da RPC na RAE de Macau, Sr. Zhang Wuzhuan. Trocaram impresses sobre uma vasta gama de questões com o Reitor da UM Wei Zhao, com os Vice-Reitores da UM Prof. Rui Martins e Dr. Alex Lai, com o Director do Colégio da Ásia Oriental Prof. Iu Vai Pan, e com a Directora do Gabinete de Informação e Relações Públicas da UM Sra. D. Katrina Cheong.

No decorrer da visita, o Sr. Hu retransmitiu a mensagem de que os líderes estatais se preocupam e apoiam o desenvolvimento da UM. Fez notar que o ensino superior tem um papel importante na promoção do desenvolvimento de Macau e da China e, com o apoio do governo central, a UM está em vias de entrar num novo estádio de desenvolvimento; e, logo que o novo campus esteja instalado, as instalações de hardware e o software do ensino complementar-se-ão e combinar-se-ão para ajudar a UM a perseguir o seu objectivo de tornar-se uma instituição de nível mundial. Acrescentou ainda que o novo campus da UM é um empreendimento importante, não apenas para a UM e a população de Macau, mas para o país como um todo, no sentido em que é um reflexo da política de “um país, dois sistemas”. O Sr. Hu fez notar que o facto de o governo central ter atribuído uma parcela de terreno à RAE de Macau para a construção do novo campus da UM mostra que o governo central atribui grande importância ao desenvolvimento do ensino superior em Macau. Disse que espera que a UM possa fazer bom uso das novas oportunidades trazidas pelo novo campus e incrementar os seus esforços a nível da investigação académica, da investigação científica e a nível da formação dos estudantes de modo a formar mais profissionais notáveis para Macau e para a China. Acrescentou que espera fortalecer a cooperação com a UM no futuro e trabalhar conjuntamente para levar mais longe o desenvolvimento do ensino superior em Macau.

O Reitor da UM Wei Zhao agradeceu profusamente ao Sr. Hu e aos seus colegas por visitarem a UM. Wei Zhao disse que, de modo a não decepcionar as altas expectativas dos líderes estatais, e também de corresponder ao grande apoio do governo da RAE de Macau e dos residentes locais, a UM já realizou um grande esforço ao lançar uma série de medidas a nível do ensino, da investigação e da governança da universidade. Disse que estas medidas de reforma obtiveram bons resultados e reforçaram igualmente a confiança da UM na persecução do seu objectivo de tornar-se uma instituição de nível mundial. Wei Zhao revelou também que a UM está agora em pleno processo de revisão dos Estatutos da UM pela segunda vez, numa tentativa de melhor apoiar o desenvolvimento da UM após a sua relocalização no novo campus. Wei Zhao acrescentou que a revisão dos Estatutos criará as condições necessárias para que a UM possa perseguir o seu objective de tornar-se uma instituição de nível mundial e que, uma vez a revisão completa, a UM terá uma maior flexibilidade em termos de governança. Hu e os seus colegas visitaram o Laboratório Chave Estatal de Sinal Analógico e Misto VLSI e o Colégio da Ásia Oriental, a fim de melhor se inteirarem das realizações em investigação do laboratório chave e do modo educacional do colégio residencial.