(À direita) Dr. Lewis Tam Hon Keung

O professor assistente de finanças Dr. Lewis Tam Hon Keung e o Mestre Sr. Li Yufei da Faculdade de Gestão de Empresas (FBA) da Universidade de Macau (UM) ganharam recentemente o Prémio da Melhor Comunicação do GTA na Conferência Internacional 2011 da Associação de Finanças Asiáticas (AsianFA). A Conferência AsianFA é uma das mais bem estabelecidas e prestigiosas conferências sobre finanças na Ásia e tem tido lugar em vários países ou regiões da Ásia-Pacífico desde a criação da Asian FA em 2003.

A comunicação premiada, “Transaction Costs and Capital-Structure Decisions: Evidence from International Comparisons” (“Custos de Transacção e Decisões de Estrutura de Capital: Testemunho de Comparações Internacionais”) foi seleccionado de entre 160 comunicações de mais de 15 países e regiões de todo o mundo. A comunicação examina os efeitos dos custos de transacção e da assimetria da informação sobre as decisões de estrutura de capital de empresas em 40 países. Os dados otidos indicam que os custos de transacção afectam, tanto o timing do mercado de capitais, como o reequilíbrio da estrutura do capital. A actividade passada de timing do mercado tem um impacto significativamente negativo sobre o rácio da dívida, e este impacto é mais forte sobre empresas que enfrentam custos de transacção mais baixos de financiamento externo, uma vez que são definidos em termos de origem legal, de desenvolvimentodo mercado de capitais, e de regras de segurança nos seus países de origem. Uma análise mais aprofundada indica que as empresas em países com baixos custos de transacção também reequilibram a sua estrutura de capitais mais rapidamente após um desvio da meta, mas este reequilíbrio não elimina completamente o efeito do timing do mercado sobre a estrutura de capitais.

Os interesses de investigação do Dr. Tam incluem as finanças corporativas e a precificação de activos, com especial incidência sobre a estrutura de capitais, as ofertas de valores mobiliários, e as fusões e aquisições.Obteve o seu grau de Doutor pela Universidade de Ciências e Tecnologia de Hong Kong. É, actualmente, Coordenador Interino do Curso de Finanças da FBA da UM.