O Presidente do Conselho da Universidade da UM,
Dr. Daniel Tse (o primeiro a partir da esquerda)
e o Reitor Wei Zhao (o primeiro a partir da direita) conferem
o certificado de Doutor honoris causa em Letras ao Dr. Cha
Foto de grupo
A UM apresenta um rolo chinês manuscrito
em estilo cursivo ao Dr. Cha
O Dr. Cha apresenta uma colecção
complete das suas obras à UM
Discurso de citação pelo Reitor Wei Zhao
Discurso do Dr. Cha

No dia 13 de Julho de 2011, a Universidade de Macau (UM) conferiu o título de Doutor Honoris Causa em Letras ao Dr. Louis Cha, um romancista de renome das artes marciais mais conhecido como Jin Yong, em reconhecimento das suas distintas contribuições para a literatura e a cultura chinesas. A cerimónia de outorga teve lugar no Island Shangri-La Hong Kong, e contou com a presença da liderança da UM e da família e amigos do Dr. Cha.

No decorrer da cerimónia, o Dr. Cha recebeu o certificado do grau de doutor honoris causa em Letras conferido pelo Dr. Daniel Tse, presidente do Conselho da Universidade e também representante do Dr. Chui Sai On, Chefe do Executivo de Macau e Chanceler da UM, acompanhado pelo Prof. Wei Zhao, Reitor da UM. Um rolo de citações manuscritas em estilo cursivo pelo Prof. Zhu Shoutong, director do Departamento de Chinês da UM, foi-lhe igualmente apresentado. Em resposta, o Dr. Cha doou à UM a colecção complete das suas obras.

“Agradeço, realmente, à UM por este título,” disse o Dr. Cha no seu discurso, acrescentando que “sinto-me realmente estreitamente relacionado com Macau – um lugar em que tenho estado algumas vezes e um lugar que também abriga uma ‘Biblioteca Jin Yong’. Expressou também um grande interesse em visitar a UM futuramente.

Na sua citação, o Reitor Zhao prestou tribute às realizações admiráveis do Dr. Cha em literatura chinesa e na sua promoção da cultura chinesa. “De uma forma quase unicamente chinesa, as obras criativas do Dr. Cha constituem um grande espectáculo de imaginação, e, com a sua extraordinária criatividade, mostram ao mundo as maravilhas da língua chinesa," fez notar o Reitor Zhao. Além disso, ele foi admirado pelos seus esforços constantes na busca do conhecimento. “Embora com uma idade avançada, o Dr. Cha de modo algum diminuiu os seus esforços no sentido do mais elevado grau de educação que cristaliza a aprendizagem da cultura chinesa dentro do modo da educação ocidental ortodoxa,” acrescentou o Reitor Zhao. As notáveis realizações do Dr. Cha valeram-lhe o reconhecimento internacional. O Reitor Zhao fez notar que deveríamos aprender desta procura incessante do conhecimento que é um reflexo da sua homenagem à santidade da cultura chinesa e do seu zelo pela aprendizagem do conhecimento.

Finalmente, o Reitor Zhao disse que, tendo em conta as extraordinárias realizações do Dr. Cha nos campos da literatura, dos estudos escolásticos e dos media, era uma honra para a UM ter a oportunidade de lhe conferir o título de doutor honoris causa em Letras e que a UM estava orgulhosa de o introduzir na comunidade da UM como um dos seus membros. “De agora em diante, forjou-se uma relação entre o Dr. Cha e a nossa Universidade – aquela que irá para a frente para sempre,” concluiu o Reitor Zhao.
Originário de Haining, Província de Zhejiang, o Dr. Cha foi jornalista e finalmente editor. Aliás, Jin Yong, O Dr. Cha é um dos romancistas chineses contemporâneos mais influentes e o seu nome é quase ubíquo no mundo falante de língua chinesa.

Para além de distinto escritor literário, o Dr. Cha é igualmente um bem conhecido comentador político. É um dos fundadores do Ming Pao em Hong Kong. Os editoriais que escreveu para o jornal foram tomados a sério e comentados pela sua análise incisiva e crítica. No decorrer dos anos 70 e inícios dos anos 80 do século passado, participou também activamente nos assuntos políticos de Hong Kong.

Na cerimónia estiveram presentes o Primeiro Vice-Presidente do Conselho da Universidade e Presidente dos Graus Honorários e Presidente da Comissão dos Títulos, Sr. Lei Pui Lam, o Tesoureiro do Conselho da Universidade, Sr. Wong Chong Fat, o Vice-Reitor (Investigação) da UM, Prof. Rui Martins,o Director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UM, Prof. Hao Yufan, o Chefe do Departamento de Chinês da UM, Prof. Zhu Shoutong, o Escrivão da UM, Sr. Paul Pang Chap Chong e a Chefe do Gabinete de Informação e Relações Publicas, Sra. Katrina Cheong. Para além disso, a família e amigos do Dr. Cha, incluindo a Sra.Cha, o Sr. Andrew Cha, a Sra. Edna Cha, o Sr. Ng Wai Cheong, a Sra. Cheung Man-yee, o Sr. Chip Tsao, o Sr. Chua Lam e o Sr. Li Chunen estiveram presentes para testemunharem a outorga.