No âmbito do programa de comemorações do 10 de Junho, o Consulado-Geral de Portugal em Macau e o Instituto Português do Oriente, com o apoio da secção cultural da Embaixada de Portugal em Pequim, promoveram a exposição A AVENTURA DAS PLANTAS, os Portugueses e a primeira globalização, cuja inauguração teve lugar na galeria da Livraria Portuguesa, no dia 8 de Junho, às 18:00.

Trata-se de uma fascinante “viagem das plantas que o mar espalhou em liberdade…” nos séculos XV e XVI pelos diferentes continentes e que teve “reflexos científicos, técnicos, económicos e sociais mais marcados e duradoiros”. Esta exposição apresenta-nos o primeiro fenómeno de globalização económica no mundo levado a cabo pelos Portugueses através do circuito e intercâmbio das plantas entre a Europa, a África, a Ásia e as Américas. A concepção e desenho gráfico da exposição são da autoria do Dr. João Barroso, adido cultural da Embaixada de Portugal em Pequim.

Esta exposição encontra-se agora na Universidade de Macau, na Área Recreativa para estudantes, em frente ao Ho Yin Centre e será inaugurada no dia 18, pelas 16:30 horas.

No mesmo dia, às 17:00, com o apoio do Consulado Geral de Portugal em Macau, do Instituto Português do Oriente (IPOR), da Fundação Oriente e da Casa de Portugal em Macau, o Grupo de Fados da Faculdade de Medicina do Porto actuará, no Centro Cultural da Universidade de Macau, para os alunos do 25.º Curso de Verão e para todo o público que deseje assistir a esta sessão de Fados de Coimbra. Uma oportunidade a não perder!