a.JPG

c.JPG

d.JPG
O Dr. Chui Sai On espera que a UM possa agarrar
as novas oportunidades e trabalhar arduamente
para atingir o objective de tornar-se uma
universidade de nível mundial
e.JPG
O reitor da UM Wei Zhao diz que os avanços
na investigação são criciais para o
desenvolvimento a longo prazo de Macau
f.JPG
Mais de 2000 convidados assistem
à Congregação de 2011 da UM

Hoje (27 de Maio de 2011), a Universidade de Macau (UM) acolheu a Congregação de 2011no Pavilhão dos Jogos da Ásia Oriental de Macau. Assistiram à cerimónia mais de 3000 pessoas, incluindo, aproximadamente, 1000 graduados, membros da Assembleia da Universidade e do Conselho da Universidade, funcionários do governo, dirigentes comunitários, representantes do círculo educacional, pais e funcionários da UM.

O Chefe do Executivo da ERA de Macau e Chanceler da UM, Dr. Chui Sai On, acompanhado do Presidente do Conselho da Universidade da UM, Dr. Tse Chi Wai, o Reitor da UM Wei Zhao, o Vice-Reitor (assuntos académicos), Prof. Simon Ho, o Vice-Reitor (investigação), Prof. Rui Martins, o Vice-Reitor (administração), Dr. Alex Lai, presidiu à cerimónia.

No seu discurso, o Dr. Chui disse: “Ao longo de trinta anos de desenvolvimento, a Universidade de Macau estabeleceu — e tem vindo a melhorar constantemente — um sólido e científico conjunto de sistemas de ensino, de investigação académica e de governança universitária, com o aumento constante da qualidade da investigação científica. O rápido progresso da universidade em matéria de hardware, o desenvolvimento da equipa da faculdade, a qualidade do ensino e a competitividade global, granjeou à universidade o alto reconhecimento e o maior apoio por parte do governo da RAE de Macau.” Disse ainda que o futuro da UM será “tão belo como o future campus”. Expressou também a esperança de que a UM possa “agarrar as novas oportunidades e estar à altura dos desafios” e trabalhar arduamente para “realizar o objectivo de tornar-se uma universidade de nível mundial”. No fim do seu discurso, encorajou os estudantes a “embarcarem na nova etapa das suas vidas com tenacidade, persistência, espírito de empreendimento, um forte sentido da responsabilidade social, e um desejo de buscar o melhoramento constante”, e a “contribuírem para um futuro melhor da RAE de Macau” e a tornarem a alma mater orgulhosa deles.

No seu discurso, o Reitor Wei Zhao disse “De facto, a motivação para a investigação tem muitas semelhanças com aquela que conduz à prática dos desportos modernos. Primeiro, conduzimos a investigação, tipicamente, com vista às aplicações práticas; por exemplo, a invenção de um novo tipo de medicamento. Podemos comparar isto com as pessoas que se exercitam todos os dias na esperança de que daí resultem alguns benefícios práticos; por exemplo, correr todos os dias aumentará a nossa velocidade e resistência, a fim de podermos correr mais depressa na vida do que os incidentes ameaçadores, por exemplo. As aplicações práticas não deveriam, contudo, constituir a única razão para levarmos a cabo investigação, do mesmo modo que o benefício prático não deveria ser o único objectivo da prática desportiva. Os desportos testam as nossas forças físicas e mentais e a nossa persistência, enquanto a investigação explora as incógnitas e os desafios para ultrapassarmos os limites. Em ambos os casos, é necessária uma abordagem holística. É por isso que acreditamos que a investigação é uma parte essencial da educação dos nossos estudantes.”

O Reitor Wei Zhao acrescentou que, tanto os desportos, como a investigação, têm sido “meios para atrair talentos”. Disse que algumas universidades de primeira linha europeias e americanas “utilizam as suas oportunidades de investigação e põem a ênfase nos desportos, a fim de atraírem centenas de milhares de talentos e de atletas de alto nível”. Ele acredita, assim, que a “dedicação e a ênfase numa cultura da investigação” da UM “atrairão também para aqui muitos académicos de talento”.

O Reitor Wei Zhao acrescentou ainda que os desportos e a investigação constituem “modos eficazes de galvanizar a população em geral”, e que o “desenvolvimento activo ”da investigação será “crucial para o desenvolvimento a longo prazo de Macau”. Disse que é por isso que a UM está empenhada em buscar a excelência na investigação para Macau, para a China, e para mais além”.

O representante dos estudantes, Lai Hok Chio, agradeceu, em nome de todos os estudantes, o apoio dos professores, do pessoal e das suas famílias e expressou a esperança de que a UM possa “alcançar novas alturas no ensino e na investigação”. O estudante disse: “Às vezes penso que é pena eu não ter nascido alguns anos mais tarde o que me teria permitido estudar no novo campus na Ilha de Hengqin Island, de modo que pudesse estar exposto a uma cultura mais viva de campus, gozar de melhores recursos de ensino, e colher os benefícios de estudar no âmbito do sistema do colégio residencial. Alguns anos de imersão total na vida do campus e o convívio com professores e colegas estudantes na atmosfera de comunidade dos colégios residenciais, não só nos tornaria mais dedicados ao nosso estudo, mas também nos ofereceria uma experiência de vida inesquecível.”