p1_thumbnail.jpg
Assinatura dos protocolos, com a presença do Reitor da UM (centro) e do Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Professor Doutor João Sentieiro (segundo à esquerda)
p2_thumbnail.jpg
Encontro entre a delegação da UM e o Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Portugal (quarto à direita)

Uma delegação da Universidade de Macau (UM), liderada pelo seu Reitor Professor Doutor Wei Zhao visitou Portugal durante os dias 18 a 27 de Março e estabeleceu vários protocolos de cooperação com as instituições portuguesas de ensino superior.

Para além do Reitor, integraram ainda a delegação o Vice-Reitor da UM Professor Doutor Rui Martins e directores das faculdades da instituição. A delegação visitou oito estabelecimentos de ensino superior, nomeadamente, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Lisboa e Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, tendo estabelecido vários acordos de cooperação e parceria académica. A assinatura destes acordos visa reforçar os laços académicos e o mecanismo de intercâmbio de estudantes com as instituições portuguesas e irá trazer benefícios duradouros para a formação de quadros qualificados e para o desenvolvimento do ensino superior em Macau.

Foi igualmente assinado um protocolo para a criação da Cátedra Camões, a única posição deste género no mundo, no departamento de português da UM, que conta como patrocinadores a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Oriente, o Centro Científico e Cultural de Macau e o BNU (Macau). Neste âmbito, a UM irá recrutar um académico de prestígio na área da língua e cultura portuguesas para este cargo.

Antes de visitar as Universidades portuguesas, o Professor Doutor Wei Zhao foi homenageado por 12 Universidades portuguesas que lhe conferiram o título "Doutor Honoris Causa" numa cerimónia realizada na Academia das Ciências de Lisboa. Esta honra visa galardoar os seus contributos significativos para a promoção da cooperação e intercâmbio entre as instituições de ensino superior de Macau e de Portugal. O Professor Doutor Zhao participou ainda numa audiência com o Presidente da República Prof. Aníbal Cavaco Silva.

O Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Portugal Professor Mariano Gago encontrou duas vezes com a delegação da UM, tendo abordado questões como a cooperação entre Macau e Portugal no ensino superior, as estratégias para o desenvolvimento universitário e formas de intercâmbio do pessoal.