1.jpg
A candidata a doutoranda da UM, Sra. D. Liu Chao, destacou-se dos restantes candidatos de todo o mundo e recebeu uma oferta de internato por parte da sede da OMS

A Sra. D. Liu Chao, candidata a doutoranda do Instituto de Ciências Médicas Chinesas (ICMS) da Universidade de Macau (UM), recebeu uma oferta de internato por parte da sede da OMS (WHO) em Genebra, Suíça, a fim de tomar parte na monitorização e na avaliação global da cobertura universal dos serviços de saúde. A área principal da Sra. D. Liu, as Ciências Biomédicas, foi orientada pelo Prof. Wang Yitao, catedrático do Laboratório Estatal Chave de Investigação da Qualidade da Medicina Chinesa e director do ICMS. A sólida formação académica da Liu, as suas bases multidisciplinares e a sua rica experiência de intercâmbio internacional combinaram-se para fazê-la destacar-se entre milhares de candidatos de todo o mundo.

Em 1982, a OMS começou a recrutar internos de todo o mundo. A Competição para os internatos na sede da OMS em Genebra é particularmente feroz e as candidaturas para internos têm vindo a aumentar nas duas últimas décadas. Só em 2010, a sede da OMS recebeu perto de 12.000 candidaturas. Cerca de 4,3% destas foram aceites, das quais apenas 0,25% eram provenientes da China (incluindo Hong Kong). A OMS está empenhada em desenvolver futuros líderes globais em saúde pública. O seu Programa de Internato visa a seleccionar estudantes graduados de mérito de todo o mundo a fim de assistirem a OMS a fornecer apoio técnico e orientação a diversos países e, ao mesmo tempo, a melhorar os conhecimentos e capacidades dos candidatos em campos específicos. Um outro objectivo do Programa é permitir aos candidatos uma melhor compreensão das operações e missões da OMS e discutir em conjunto soluções para as questões relacionadas com a saúde.
A sede da OMS está situada em Genebra, Suíça. A Sra. D. Liu irá trabalhar no Departamento de Política de Financiamento da Saúde. O seu supervisor será um funcionário superior. Ela espera melhorar os seus conhecimentos e acumular experiências úteis ao tomar parte em encontros relevantes e em cursos de formação de capacidades, e ao avaliar os conjuntos de benefícios oferecidos por outros países em colaboração com outros internos.

A Sra. D. Liu completou os seus estudos de pré-graduação na Universidade de Nanjing, onde se concentrou na Medicina Molecular. Recebeu a sua formação em Economia da Saúde e em Economia Farmacêutica na Universidade de Pequim. Foi igualmente seleccionada para participar no Programa de Formação para a Investigação e o Aconselhamento para Jovens Mulheres Economistas (fundado pela Fundação Ford) e obteve o título de Membro da Associação de Investigação para Jovens Economistas de Saúde Chineses PKU. Publicou numerosas comunicações académicas e foi convidada para apresentar uma comunicação conjunta com o seu antigo orientador no sétimo Congresso Mundial de Economia da Saúde. No início de 2010, foi convidada pela Universidade de Tóquio para fazer uma apresentação no 15⁰ Congresso Internacional de Medicina Oriental (ICOM) no Japão.