1.JPG
 A cerimónia de lançamento significa o início oficial da comemoração do 30º aniversário da UM
2.JPG
 Diversos cantores locais cantam a canção tema criada por alguns antigos alunos da UM para o 30º aniversário
3.JPG
O Dr. Chui Sai On, e muitos outros convidados, “viajam no tempo” através do “Túnel do Tempo”
4.JPG
Estudantes pedem informações sobre a admissão

A Universidade de Macau (UM) celebrou o seu 30º aniversário através de uma cerimónia comemorativa no dia 19 de Fevereiro, o mesmo dia em que se iniciou o “Dia Aberto da UM”. O tema para o aniversário deste ano é “Três décadas, uma jornada frutuosa”; unidos, construamos futuro da UM”. Realizar-se-ão este ano diversas actividades comemorativas, académicas e estudantis.

Estiveram presentes na cerimónia de lançamento o Chanceler da Universidade e Chefe do Executivo da RAE de Macau, Dr. Chui Sai On, O Vice-Director do Gabinete de Ligação do Governo Central Popular na RAE de Macau, Sr. Chan Kai Meng, o Sr. Lu Shumin do Gabinete do Comissário do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAE de Macau, o Director do Departamento de Educação e Cultura do Gabinete de Ligação do Governo Central Popular na RAE de Macau, Sr. Liu Xiaohang, o Secretário para os Assuntos Sociais e a Cultura da RAE de Macau, Sr. Cheong U, o Presidente do Conselho da Universidade da UM, Dr. Tse Chi Wai, o Reitor da UM, Wei Zhao, e o representante dos antigos alunos da UM, Dr. Anthony Lau.

No seu discurso, o Reitor Wei Zhao agradeceu ao Dr. Wong King Keung, ao Dr. Edward P.H. Woo e ao Dr. Peter Y.L. Eng por terem criado a UM para benefício dos estudantes chineses locais. Disse que a UM se desenvolveu e se tornou uma universidade abrangente com um grau crescente de internacionalização que está empenhada num ensino, investigação e serviços à comunidade de alta qualidade para Macau e para o mundo. Wei Zhao fez notar que, presentemente, mais de 90% dos juízes, promotores de justice e advogados chineses a trabalhar em Macau são licenciados pela Faculdade de Direito da UM. Acrescentou que, durante a última década, uma média anual de, aproximadamente, 80% dos licenciados pela Faculdade de Educação da UM encontraram carreiras em jardins de infância, escolas primárias e escolas secundárias locais.

De facto, muitos licenciados da UM tornaram-se bem conhecidos empresários, activistas sociais, investigadores científicos, professores universitários, profissionais da comunicação social, tradutores, gestores, investigadores em medicina chinesa e funcionários do governo, dando contribuições notáveis para o desenvolvimento e o progresso da sociedade. No futuro, a UM irá continuar a melhorar o ensino, a fazer avançar a construção do novo campus e a progredir sistematicamente em direcção ao seu objectivo de tornar-se uma universidade de primeira ordem.

No seu discurso, o Dr. Chui Sai On disse que nestas últimas três décadas a UM tem feito esforços e contribuições para a prosperidade, o progresso e a qualidade melhorada da sociedade de Macau, tendo formado mais de 10.000 licenciados especializados em diversos campos. Acrescentou que o governo da RAE de Macau continuará a apoiar a universidade —e o desenvolvimento do ensino superior em Macau em geral — em termos de política e de recursos. Prometeu que o governo irá contribuir para o melhoramento do ensino superior, especialmente em termos de excelentes professores e instalações para a investigação de ponta, a fim de fazer avançar o ensino, a investigação e o serviço comunitário das instituições de ensino superior, de realizar uma maior optimização de todo o sistema de desenvolvimento dos recursos humanos. Mencionou também o novo campus da UM. Disse que o novo campus ficará terminado em finais de 2012, e que o governo irá continuar a fazer avançar a construção do novo campus no sentido de criar um novo campus com um ambiente académico enriquecedor, para que a UM possa ter um melhor ambiente para atingir mais realizações educacionais e académicas e atingir o objectivo de tornar-se uma universidade de nível mundial de modo sistemático.

No decorrer da cerimónia de lançamento, vários convidados para cada um colocar um tijolo no topo de uma fundação modelo, no sentido de significar o início oficial da comemoração do 30º aniversário da UM. Este gesto transmite a esperança de que a universidade e a comunidade possam trabalhar em conjunto para construírem um futuro mais brilhante. Uma canção tema especialmente composta para o 30º aniversário foi interpretada pela primeira vez por diversos cantores locais, criando um ambiente mais caloroso. Após a canção, o Dr. Chui Sai On e numerosos convidados participaram nas várias actividades do “Dia Aberto da UM”, incluindo o “Túnel do Tempo” que mostra os principais marcos da UM no decorrer das três décadas passadas.

Muitos finalistas das escolas secundárias e os seus pais participaram também nas diversas actividades do “Dia Aberto”. O campus fervilhava de gente e alvoroçava-se com as actividades. Uma das principais actividades comemorativas do 30º aniversário, o “Dia Aberto da UM”, teve início no dia 19 de Fevereiro e terá uma duração de dois dias. As actividades para o dia 20 de Fevereiro terão lugar das 10:30 às 17:00 horas e incluirão uma palestra sobre bolsas de estudo para estudantes pós-secundário atribuídas pelos Serviços de Educação e Juventude da RAE de Macau, uma palestra sobre bolsas de estudo da UM para estudantes de pré-graduação, apresentações por várias faculdades, um tribunal simulado, discursos abertos, actuações de estudantes, tais como concertos com instrumentos chineses e ocidentais, um espectáculo de mágica e uma demonstração de artes marciais e de esgrima.