A cerimónia de descerramento da placa presidida por
numerosas personagens assinala um novo estádio na
investigação em microelectrónica e medicina chinesa em Macau
O Laboratório AMS-VLSI visa tornar-se
um dos mais importantes centros de
investigação do chip de silicone na China
O Laboratório QRCM irá servir como base aberta para
a cooperação internacional em material das ciências médicas chinesas
a fim de promover a internacionalização dos medicamentos chineses

Hoje (25 Jan) teve lugar uma cerimónia de descerramento de uma placa comemorativa dos dois primeiros laboratórios chave estatais de sempre em Macau (um de microelectrónica e o outro de medicina chinesa) aprovados pelo Ministério das Ciências e Tecnologia da República Popular da China (RPC), assinalando que a investigação nestes dois campos entrou num novo estádio.

O Laboratório Chave Estatal de sinal Analógico e Misto VLSI (Laboratório AMS-VLSI), criado conjuntamente pela UM e pela Universidade de Fudan, a Investigação de Qualidade sobre a Medicina Chinesa (Laboratório QRCM), criado conjuntamente pela UM, pela Universidade de Ciências e Tecnologia de Macau (MUST), e pela Universidade de Pequim, receberam a aprovação do Ministério das Ciências e Tecnologia da RPC em Novembro último. Após vários meses de preparação intensa, uma cerimónia de descerramento de placa para os dois laboratórios chave estatais teve lugar ontem no Centro Cultural de Macau. A fim de tornar a cerimónia uma grande ocasião, o Fundo de Desenvolvimento das Ciências e Tecnologia (FDCT) da RAE de Macau convidou o Chefe do Executivo da RAE de Macau, Dr. Chui Sai On, o Director do Gabinete de Ligação do Governo Central da República Popular na RAE de Macau, Sr. Bai Zhijian, o Vice-Ministro das Ciências e Tecnologia da RPC, Sr. Cao Jianlin, o Secretário para os Transportes e Obras Públicas da RAE de Macau, Sr. Lau Si Io, o Presidente da Comissão Administrativa do FDCT, Dr. Tong Chi Kin, o Reitor da UM, Wei Zhao, e o Reitor da MUST, Xu Ao Ao, para presidirem conjuntamente à cerimónia.

Após a cerimónia de descerramento da placa, o Prof. Rui Martins, Vice-Reitor (Investigação) da UM e Director do Laboratório AMS-VLS, e o Prof. Wang Yitao, Directordo Instituto de Ciências Médicas Chinesas (ICMS) da UM e o Director do Laboratório QRCM, actualizaram a audiência quanto aos resultados de investigação que a UM tem atingido em anos recentes nos campos da microelectrónica e da medicina chinesa. O Prof. Christopher Lam Wai Kei da MUST actualizou também a audiência sobre o desenvolvimento da MUST na área da medicina chinesa.

Presentemente, existe apenas um laboratório estatal de microelectrónica na China — o Laboratório Chave Estatal ASIC & Sistemas na Universidade de Fudan. Com a excepção de poucos laboratórios criados conjuntamente pelo Ministério das Ciências e Tecnologia (MOST) e as respectivas províncias, não tem havido laboratórios chave estatais aprovados directamente pelo MOST com a medicina chinesa como área principal de investigação em medicina chinesa. O Laboratório AMS-VLSI foi criado conjuntamente pela UM e pelo Laboratório Chave Estatal ASIC & Sistemas da Universidade de Fudan. O Prof. Rui Martins, Vice-Reitor (Investigação) da UM e Director do Laboratório AMS-VLSI, fizeram notar que o laboratório irá usar tecnologias avançadas de nano chips para conduzir a investigação sobre circuitos integrados de de sinal analógico ou misto e servirá também de plataforma de alta qualidade para o desenvolvimento da tecnologia do chip, dos recursos humanos, da concepção de software design e de equipamento de testagem, através da formação de investigadores mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. O Prof. Martins disse que o objectivo é tornar o laboratório um dos mais importantes centros de investigação de chips em silicones na China.
O Laboratório QRCMé o primeiro laboratório chave estatal de medicina chinesa. Foi criado conjuntamente pelo ICMS da UM e pela MUST. O laboratório irá colaborar com o Laboratório Chave Estatal de Drogas Naturais e Biomiméticas da Universidade de Pequim na prossecução de investigação inovadora em medicamentos chineses. O Prof. Wang Yitao, Director do ICMS da UM e Director do Laboratório QRCM, fez notar que a avaliação da qualidade dos medicamentos chineses irá ser a principal área de investigação do laboratório e que a inovação e a internacionalização dos medicamentos chineses irá ser o seu principal objectivo. Revelou que os objectos de estudo irão incluir medicamentos chineses com diversas funções, tais como medicamentos que promovem a circulação do sangue e removem estases do sangue; medicamentos que reduzem o calor interno do corpo e removem substâncias tóxicas; e medicamentos que melhoram o sistema imunitário do corpo, e o ênfase será colocado sobre as doenças relacionadas com a idade e as doenças degenerativas. Acrescentou que a investigação irá cobrir numerosos campos, tais como a química, a análise, os medicamentos, a farmacologia, a farmoquinética, a segurança, o estudo clínico e a informação. Disse que o laboratório irá ser capaz de servir como uma base aberta para a cooperação internacional nas Ciências Médicas e tecnologias Chinesas, a fim de promover o desenvolvimento da medicina e da saúde, o desenvolvimento da indústria das Ciências e Tecnologia Médicas em Macau, e a internacionalização dos medicamentos chineses. O último orador, Prof. Christopher Lam Wai Kei da MUST actualizou a audiência sobre o desenvolvimento da MUST na área da medicina chinesa.