1.jpg
400MS/s A/D Converter for Mobile Applications for Radar and Satellite Communication Systems

Receiver Front-End for a Full-Band Mobile TV

No decorrer dos últimos 3 séculos, a humanidade evoluiu na base de três Revoluções Industriais, cada uma das quais alimentada por um motor chave, a primeira iniciada com a Máquina a Vapor (James Watt-1763), passando pela 2ª, com as invenções da Geração de Energia Eléctrica (Michael Faraday-1831) e do Motor de Combustão (Siegfried Marcus-1864), até que a 3ª se lançou com a descoberta do Transístor (John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley-1947), que marcou o início daquela que é actualmente conhecida como a Revolução das Tecnologias de Informação, conduzida através de desenvolvimentos contínuos e rápidos no campo da Electrónica, da Computação e das Telecomunicações. As plataformas e “gadgets” mais aperfeiçoados e mais conhecidos na área das tecnologias de informação, correntemente, são: a internet, o telemóvel, o computador pessoal, a consola de jogos vídeo, o “media player”, o sistema de posicionamento global (GPS), contendo todos no seu núcleo “microchips” electrónicos.

Todos os anos, em Fevereiro, tem lugar em São Francisco a mostra mundial de “microchips” electrónicos, designada como a International Solid-State Circuits Conference – ISSCC, onde os circuitos mais sofisticados são apresentados pelas principais companhias, em particular a Intel, a Sun Microsystems, a Analog Devices, a NEC, a IBM, a Texas Instruments, a Samsung Electronics, a Qualcomm, a ST-Ericsson, a Toshiba, a Broadcom, a Nokia, a TSMC, e universidades de topo como o MIT, a Universidade de Stanford, a Universidade de Tóquio, a Universidade Nacional de Taiwan, a UCLA, a UC Berkeley, a ETH de Zurique, entre outras. A ISSCC é co-organizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e pela sua Solid-State Circuits Society (SSCS). A conferência aplica um critério rigoroso na selecção das comunicações, que deverão conter resultados com protótipos de “chips”, seleccionando metade entre as indústrias e a outra metade entre as universidades, com um nível de apenas 30 por cento de aceitação de entre os mais avançados “chips” concebidos na linha da frente da nanotecnologia CMOS.

Recentemente, soube-se que a UM, através dos resultados da investigação do seu Analog and Mixed-Signal VLSI Laboratory – Laboratório AVLSI, tem 2 dos seus “chips” aceites para apresentação na ISSCC 2011, em Fevereiro, em São Francisco. Estes “chips”, descritos em 2 comunicações técnicas, continham um Receiver Front-End for a Full-Band Mobile TV e um 400MS/s Analog-to-Digital Converter for Radar and Satellite Communication Systems, ambos concebidos em tecnologia 65nm CMOS, tendo este último, além disso, recebido o Prémio da Rota da Seda destinado a um doutorando de um país emergente da Ásia, Austrália e Pacífico.

Com este resultado, quando referenciada entre as universidades de topo a nível mundial, a UM será colocada entre as 15 primeiras, que integram a Universidade Nacional de Taiwan, a KAIST (da Coreia do Sul), a Universidade de Tóquio, a CMU, o MIT, a Universidade de Twente (Países Baixos), etc. E, entre as 5 universidades de ponta da China que alguma vez apresentaram os resultados dos seus “chips” na ISSCC, nomeadamente juntamente com as HKUST, Universidade de Fudan, Universidade de Tsinghua e a Universidade Chinesa de Hong Kong.

Esta importante realização do Laboratório AVLSI da UM surge num momento crucial da sua história, quando uma proposta para a elevação ao estatuto de State-Key Lab Partner Lab, submetida através do Fundo de Desenvolvimento das Ciências e Tecnologia de Macau (FDCT), está sob escrutínio a alto nível neste país pelo Ministério das Ciências e Tecnologia (MoST), do Governo Chinês. Neste âmbito, a UM e o Laboratório AVLSI foram visitados no dia 25 de Outubro pelo Vice-Ministro, Dr. Jianlin Cao, que testemunhou in loco os resultados acima mencionados através da observação dos “chips” concebidos pelos investigadores do laboratório num ambiente de ensaio.

O Vice-Ministro, Doutor Jianlin Cao, assistiu igualmente a uma apresentação feita pelo Reitor da UM, Prof. Wei Zhao, que mostrou os últimos desenvolvimentos na universidade, em particular o rápido desenvolvimento da investigação, através do número crescente de publicações e citações em jornais e conferências de topo, indexados pelo ISI – Web of Science, bem como o Projecto do Novo Campus na Ilha de Hengqin. Para além disso, o Vice-Ministro visitou também o Instituto de Ciências Médicas Chinesas (ICMS), que está igualmente sob avaliação para a elevação a State-Key Lab Partner Lab na área das Ciências Médicas Chinesas numa parceria local com a MUST. Finalmente, o Vice-Ministro, Doutor Jianlin Cao, mencionou que esta sua visita tinha sido bastante positiva permitindo-lhe conhecer melhor o nível corrente do desenvolvimento dos dois laboratórios, tendo sido igualmente útil para a decisão final que será tomada brevemente.