1.JPG

O Vice-Reitor (Investigação) da Universidade de Macau (UM), Prof. Rui Martins, obteve um estatuto reconhecido no círculo académico internacional graças às suas notáveis realizações ao longo dos anos no campo da micro-electrónica, bem como à sua significativa contribuição para o desenvolvimento da UM desde a sua chegada a Macau em 1992. Recentemente, o Prof. Martins foi eleito por unanimidade Membro Correspondente da Academia Portuguesa de Ciências, assinalando um novo ponto alto da sua carreira académica. O Prof. Martins é o único membro nacional (português) na Ásia.

A carreira de 30 anos do Prof. Martins teve início em 1980, incluindo 12 anos no Instituto Superior Técnico / Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, seguidos de 18 anos na UM. A sua elevação a este importante estatuto académico teve essencialmente em conta a sua carreira local. As suas actividades académicas na UM abrangem o ensino, a investigação e o serviço. Foi Director da Faculdade de Ciências e Tecnologia durante três anos. É Vice-Reitor da UM (Investigação) há 13 anos. Para além disso, criou um grupo de investigação, com o respectivo laboratório, no campo da micro-electrónica, tendo formado dezenas de estudantes de todos os níveis (de licenciatura, de mestrado e de doutoramento), com importantes realizações a nível da investigação que têm obtido reconhecimento internacional. No decorrer da última década, o Prof. Martins e o seu grupo de investigação obtiveram importantes resultados no campo da concepção de circuitos da VLSI (integração de muito grande escala). Um destes projectos obteve a primeira patente dos EU de Macau de sempre. Em 2008, o Prof. Martins foi eleito Fellow of The Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), tornando-se o primeiro académico de Macau a ter alguma vez obtido esta honra suprema.
A Academia Portuguesa de Ciências foi fundada em 1779, pela Rainha portuguesa D. Maria I, e é agora designada a Academia das Ciências de Lisboa. Quando foi inicialmente estabelecida, a academia consistia em três classes (Ciências Naturais, Ciências Exactas e Finas Artes). Mais tarde, em 1851, foi reorganizada em duas classes (Ciências e Letras). Actualmente, cada classe tem 35 membros, 70 membros correspondentes (nacionais) e até 70 membros estrangeiros. Os membros são escolhidos com base no seu mérito em actividades académicas e científicas. O meticuloso processo de eleição envolve a submissão de uma proposta, uma discussão dos curricula vitae dos candidatos e a votação em sessão plenária especialmente convocada para este propósito e a submissão ao presidente da Academia para aprovação final.

O Prof. Martins foi unanimemente eleito Membro Correspondente da Academia Portuguesa de Ciências na classe de Ciências, 7ª secção de Ciências de Engenharia e outras Ciências Aplicadas. Actualmente, a Academia tem apenas 11 membros correspondentes naquela classe. O Prof. Martins é o ‘único membro nacional (português) na Ásia. Este título prestigioso título é outorgado para distinguir indivíduos com contribuições de grande importância no campo académico.
“O facto de eu ter sido eleito Membro Correspondente da Academia Portuguesa de Ciências reflecte o reconhecimento internacional da minha carreira académica, na sua maioria dedicada à UM,” fez notar o Dr. Rui Martins. “É uma distinção pessoal mas também o reconhecimento da reputação académica da UM, que tem vindo a elevar-se consistentemente ao longo dos anos. Isto não teria sido possível sem os esforços constantes do seu pessoal académico e administrativo, bem como dos estudantes.”