1.JPG

A oitava Competição de Debate Inter-Terciário de Macau (Debates em Inglês) organizada pelo Gabinete dos Serviços de Educação Terciária (GAES) teve lugar entre 15 de Outubro e 17 de Outubro de 2010 no Colégio Intermédio Pui Ching Middle. A Universidade de Macau (UM) enviou 4 equipas para participarem na competição e ganhou o campeonato e quatro prémios individuais (Melhor Orador na Grande Final e os primeiro, segundo e quarto lugar do Melhor Orador na Ronda Preliminar). Esta é a terceira vez desde 2008 que a Equipa de Debate em Inglês da UM ganhou o título de campeão nesta competição.

Os institutos de educação terciária participantes incluem:
• A Universidade de Macau (UM)
• O Instituto Politécnico de Macau (IPM)
• A Universidade de Ciências e Tecnologia de Macau (MUST)
• O Instituto de Estudos Turísticos (IFT)
• A Universidade de St. Joseph (St. Joseph)
• A Escola de Enfermagem Kiang Wu (KWNC)

As quatro equipas da Equipa de Debate em Inglês da UM actuaram muito bem. Todas foram classificadas entre as primeiras 5 na ronda preliminar da competição. Contudo, de acordo com as regras e regulamentos da competição, apenas as duas equipas com a mais alta pontuação dum instituto (a Equipa a da UM e a Equipa C da UM) podem passar às oitavas de final.

Com as suas notáveis actuações, a Equipa A da UM e a Equipa C da UM passaram directamente para a Grande Final. Finalmente, a Equipa A da UM, assumindo o papel de Oposição de Abertura à moção "Esta casa tornaria compulsivo para uma escola religiosa na Democracia Liberal Ocidental ensinar o Ateísmo", ganhou o campeonato da competição com a melhor elaboração e argumentos. Um dos oradores, a Sra. Flora Pan Ziyang, foi reconhecido como Melhor Orador na Grande Final.
Ainda que a Equipa B e a Equipa D da UM não se tenham qualificado para as Oitavas de Final, o Sr. Fred Zhang Jing da Equipa B da UM ganhou o quarto Prémio para o Melhor Orador, enquanto que a Sra Flora Pan Ziyang e a Sra. Nicole Ng Chi Mei receberam o primeiro e o segundo Prémio para o Melhor Orador, respectivamente.