1.JPG
O Dr. Tse Chi Wai (o1º à esquerda), Presidente da Comissão Executiva da UMDF, em companhia do Reitor da UM, Wei Zhao (o 1º à direita), recebe a doação de MOP 1 milhão do antigo aluno da UM, Dr. Anthony Lau
2.JPG
O Dr. Lau faz uma palestra “A Via Logística para o Empreendedorismo” a seguir à cerimónia de entrega do cheque

O Dr. Anthony Lau, um antigo aluno da Universidade de Macau (UM) doou MOP 210 milhões à Fundação para o Desenvolvimento da Universidade de Macau (UMDF), na esperança de fazer progredir a educação da pessoa global na UM. Esta foi a maior doação por parte de antigos alunos da UM. A fim de mostrar a sua gratidão pela generosidade do Dr. Lau, a UM dará o seu nome a um dos edifícios de salas de aula no novo campus.

Aquando da cerimónia de apresentação do cheque, que teve hoje lugar (17 de Setembro de 2010), o Dr. Lau entregou o espécimen do cheque ao Dr. Tse Chi Wai, Presidente da Comissão Executiva da UMDF e Presidente do Conselho da Universidade da UM, que recebeuo cheque em nome da UMDF. O Reitor da UM, Wei Zhao, disse no seu discurso que “Uma universidade não pode crescer sem o apoio dos seus antigos alunos e da comunidade”. Acrescentou que as doações de antigos alunos da UM “têm sempre sido importantes na medida em que incentivam a Universidade na busca da excelência,” e que “O Dr. Lau toma a dianteira ao fazer outra generosa doação à sua alma mater como forma de inspirar outros antigos e actuais alunos a apoiar a Universidade que festeja o seu 30º aniversário no próximo ano.” Em conclusão, o Reitor Wei Zhao disse que “É a esperança, tanto da Universidade como do Dr. Lau, que esta contínua generosidade possa encorajar outras pessoas, incluindo os nossos antigos alunos, a apoiar o desenvolvimento da Universidade.”

O Dr. Lau não se tem poupado a esforços para apoiar a sua alma mater desde a sua graduação pela Universidade da Ásia Oriental (predecessora da UM). Ele é o antigo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Macau (UM) (Hong Kong). Doou HKD um milhão à UM por ocasião do seu 25º aniversário. O Dr. Lau disse que a UM tem vindo a promover activamente um ensino pré-graduado de alta qualidade nestes últimos anos, com o objectivo de desenvolver futuros líderes para Macau. Disse ainda que, na sua qualidade de antigo aluno da UM, se sentia muito orgulhoso do progresso da UM, quer a nível do ensino, quer a nível da investigação, e que se sentia feliz por participar nesse progresso. Encorajou também outros antigos alunos a doar dinheiro e apoiar as actividades em torno dos antigos alunos na UM.

O Dr. Lau é actualmente Presidente da Pacific Air Ltd. Foi accionista fundador e é o ex-Presidente e Chefe do Executivo da BALtrans Holdings Ltd, uma companhia cotada na Bolsa de Valores de Hong Kong. À cerimónia de entrega do cheque seguiu-se uma palestra “A Via Logística para o Empreendedorismo” apresentada pelo Dr. Lau. Nesta palestra o Dr. Lau partilhou com a audiência os seus muitos anos de experiência na indústria da logística.

A fim de oferecer mais escolhas aos graduados locais das escolas secundárias e de desenvolver profissionais capazes em várias areas e, assim, contribuir para a diversificação económica em Macau, a UM pretende criar cerca de oito faculdades no novo campus, incluindo as já existentes: a Faculdade de Gestão de Empresas, a Faculdade de Educação, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (que será dividida em duas faculdades separadas, a Faculdade de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras) e, pelo menos, uma nova faculdade: a Faculdade de Ciências da Vida e da Saúde.