P1.JPG
1. (3º da esquerda) O Doutor Chui Sai On, Chefe do Executivo da RAEM, recebe, em nome da FDUM, a doação de MOP 30 milhões do Doutor Cheng Yu Tung, Presidente do Grupo Chow Tai Fook.
P2.JPG
2.(Da esquerda) O Prof. Simon Ho, o Doutor Lam Kam Seng, o Doutor Tam Chon Weng, o Doutor Cheng Yu Tung, o Doutor Chui Sai On, o Sr. Kent Wong Siu Kee, o Doutor Tse Chi Wai, a Sra Eva Lo e o Sr Rocky Poon, no Palácio do Governo da RAEM.

No dia 3 de Agosto, o Fundo Chow Tai Fook Cheng Yu Tung doou MOP 30 milhões à Fundação para o Desenvolvimento da Universidade de Macau (FDUM) para apoiar os colégios residenciais no novo campus da Universidade de Macau (UM). Em reconhecimento desta generosa doação, a UM irá designar um dos colégios residenciais como “Colégio Cheng Yu Tung”. Até ao momento, a Fundação recebeu uma doação de MOP 30 milhões para cada um dos cinco colégios residenciais que serão estabelecidos no novo campus.

A cerimónia de apresentação do cheque teve lugar no Palácio do Governo. O Doutor Cheng Yu Tung, Presidente do Grupo Chow Tai Fook, apresentou um cheque à FDUM em nome do Fundo Chow Tai Fook Cheng Yu Tung. O Doutor Chui Sai On, Chefe do Executivo da RAEM e Chanceler da UM, recebeu a doação em nome da FDUM. Estiveram igualmente presentes na cerimónia o Doutor Tam Chon Weng (Chefe do Gabinete do Chefe do Executivo da RAEM), o Sr. Kent Wong Siu Kee (director do Grupo Chow Tai Fook), o Doutor Tse Chi Wai (membro fundador da FDUM e Presidente do Conselho de Administração da FDUM), o Doutor Lam Kam Seng (membro fundadores da FDUM) e o Prof. Simon Ho (Reitor interino da UM). O Chefe do Executivo Doutor Chui ofereceu um almoço para agradecer a generosa doação do Fundo Chow Tai Fook Cheng Yu Tung.

“O Doutor Cheng Yu Tung tem vindo a apoiar UM,” fez notar o Doutor Tse. “Ainda nos anos 80 quando serviu como membro do Conselho da Universidade da Ásia Oriental, antecessor da Universidade de Macau, tomou várias iniciativas para o melhoramento da Universidade, incluindo uma doação para a construção da Residência dos Estudantes (Bloco 3), melhorando assim o ambiente residencial dos estudantes. O Doutor Cheng reúne igualmente todas as qualidades para ser um exemplo brilhante enquanto líder da comunidade. A sua doação à FDUM constitui mais um investimento a longo prazo na educação. Esta iniciativa terá não só um efeito impulsionador positivo, encorajando acções semelhantes por parte de outros líderes da comunidade, mas trará também enormes benefícios para o desenvolvimento de Macau e da China. Com esta doação, a UM será capaz de implementar melhor uma educação holística, de progredir mais rapidamente no sentido de atingir o seu objectivo de tornar-se uma universidade de ponta a nível mundial, e de formar futuros líderes com excelentes qualificações académicas e profissionais e com capacidade de pensamento criativo.”

O Doutor Cheng Yu Tung afirmou: “Desde a sua criação há oito décadas, o Grupo Chow Tai Fook tem vindo a dedicar enorme esforço e recursos no sentido de apoiar as causas caritativas em Hong Kong, na China Continental e na região vizinha. Para além de prestar atenção às necessidades dos desfavorecidos na sociedade, colocamos igualmente ênfase na educação das gerações futuras, e é por esta razão que temos estado sempre empenhados em apoiar projectos educativos. Investir na educação constitui uma causa muito significativa uma vez que pode contribuir para a formação de futuros líderes da nação e para o benefício do bem-estar da população. Esta colaboração com a UM tem como base a partilha da mesma crença e a mesma missão, que é de promover o progresso da sociedade através da busca constante da inovação e da excelência. Procuramos criar um ambiente universitário ideal e boas condições para que os estudantes possam concentrar-se na aquisição do conhecimento e, no futuro, contribuir para a comunidade e a nação.”

A UM visa tornar-se uma universidade de ponta a nível mundial com características regionais através da realização da sua missão de um ensino, de uma investigação e de serviços de qualidade à sociedade. Em prossecução destes objectivos, a UM irá estabelecer colégios residenciais de acordo com a prática de outras universidades de topo no mundo. Estes colégios funcionarão como comunidades de aprendizagem, facilitando assim a livre exploração do conhecimento por parte dos estudantes e as interacções interdisciplinares. Providenciarão igualmente um ambiente propício a uma educação holística e ajudarão a alargar os horizontes dos estudantes e a desenvolver as suas capacidades de pensamento criativo. Tudo isto permitirá à UM formar futuros líderes com uma perspectiva multicultural que poderão sustentar e fomentar o desenvolvimento de Macau. Neste contexto, a doação do Fundo Chow Tai Fook Cheng Yu Tung ajudará certamente a UM a realizar as suas aspirações. A fim de expressar a gratidão pela generosa doação, a UM dará a um dos colégios residenciais o nome do Doutor Cheng Yu Tung em homenagem ao mesmo pela sua benevolência e contribuição para a educação.

Até agora, a FDUM recebeu uma doação de 30 milhões para cada dos cinco colégios residenciais a estabelecer no novo campus. Para além do Colégio Cheng Yu Tung, quatro colégios serão designados como “Colégio Stanley Ho”, “Colégio Lui Che Woo”, “Colégio Henry Fok”, e “Colégio Cao Guang Biao ”, em reconhecimento pela contribuição do respectivo doador.