Prosseguindo a sua estratégia de “Ensino, Investigação e Gestão com Padrões Internacionais”, realizou-se no passado dia 12 de Maio, na Sala do Senado, da Universidade de Macau – UM, a cerimónia de atribuição dos Prémios de Qualidade no Ensino (“Teaching Awards”), presidida pelo Reitor – Prof. Iu Vai Pan. Estes prémios têm por objectivo estimular a Excelência no Ensino e foram atribuídos pela primeira vez, tendo contemplado 20 docentes a todos os níveis e de todas as Faculdades, as quais definiram critérios objectivos de avaliação do desempenho, que incluiram diversos aspectos, nomeadamente, a avaliação pelos alunos e por outros colegas docentes, para além do currículo dos candidatos na área do ensino. Os premiados terão de apresentar também obrigatoriamente uma aula aberta, indo as mesmas decorrer no próximo dia 21 de Maio, que será designado por “Dia da Qualidade no Ensino” (“Teaching Quality – TQ Day”). Estes prémios foram instituídos pela Sub-Comissão para a Qualidade no Ensino do Conselho Pedagógico, do Senado Universitário, criada recentemente, no ano lectivo de 2002-2003 e seguem-se a outras acções relacionadas, igualmente, com o aumento da Qualidade na Investigação e na Gestão. Em termos de Investigação as verbas têm vindo a aumentar significativamente todos os anos, podendo os resultados obtidos ser considerados excelentes, como aliás o comprova a edição, também pela primeira vez este ano, do “Directório de Investigação” da UM para o período de 1999-2003, concluído recentemente e que inclui os dados sobre todos os artigos (na ordem das centenas) publicados a nível regional, nacional e internacional, em revistas científicas e conferências de renome mundial. Por outro lado, na área da Gestão convém referir a Certificação de Qualidade ISO 9001-2000 obtida em 2003 em todo o Sector Administrativo da UM.