I. Cerimónia de Abertura do XX Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas.

A Universidade de Macau (UM), através do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (DP-FSH), o Instituto Politécnico de Macau (IPM) e a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) vão realizar o XX Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas.

O Curso, que tem como objectivo essencial proporcionar um melhor conhecimento da língua e cultura portuguesas, decorrerá entre os dias 4 e 29 de Julho nas instalações da Universidade de Macau e conta com participantes da República Popular da China, Coreia do Sul, Japão, Vietname e também de Macau. Uma vez mais este encontro de estudantes da língua portuguesa servirá também para potenciar Macau como ponto de contacto e convívio intercultural, permitindo também que os participantes possam conhecer a realidade socioeconómica, política e cultural da RAEM.

Para este curso foram seleccionados cerca de 200 dos 370 candidatos.

A Cerimónia de Abertura realizar-se-á no próximo dia 4 de Julho, pelas 18:30 horas, no Centro Cultural da Universidade de Macau.

O Curso está organizado em diferentes níveis, funcionando, este ano, os seguintes:

Nível Básico Expressão escrita e oral, gramática e conversação (60 horas lectivas, de 2.ª a 6.ª feira de manhã).

Nível Intermédio Desenvolvimento da expressão escrita e oral, gramática, conversação e cultura portuguesa (60 horas lectivas, de 2.ª a 6.ª feira de manhã).

Nível Avançado Aperfeiçoamento da expressão escrita e oral, gramática, conversação e cultura portuguesa (60 horas lectivas de 2.ª a 6.ª feira de manhã).

O curso incluirá ainda actividades suplementares, fora do horário lectivo, como visitas de estudo, palestras, projecção de filmes, canto, danças portuguesas, etc.

Alguma informação sobre o Curso de Verão de LCP:

O I Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas em Macau foi organizado pelo ICM (Instituto Cultural de Macau) em Julho de 1986. Contou com 36 alunos.

A partir do V Curso (1990) a UM (Universidade de Macau) assumiu a organização com a colaboração da DSEJ (Direcção dos Serviços de Educação e Juventude) e do IPOR (Instituto Português do Oriente).

Em 2000 contou também com a colaboração do IPM (Instituto Politécnico de Macau).

Em 2001 e 2002 participaram na organização a UM, o IPM e a DSEJ.

Em 2003 organizaram o curso, em parceria, a UM e o IPM, tendo contado também com a colaboração da DSEJ.

O actual curso, tal como o anterior, é organizado, em parceria, por três instituições (UM , IPM e DSEJ).

O Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas oferece aos participantes, estudantes oriundos dos diversos países da Ásia, uma boa oportunidade de melhorarem os seus conhecimentos de Português, ou de iniciarem o estudo desta língua.