Custódio Cavaco Martins, candidato ao título de doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) do Departamento de Português da Universidade de Macau defendeu a sua tese intitulada “A aquisição das noções de tempo e aspecto por aprendentes chineses de português como língua estrangeira”, recebendo a nota máxima de “Muito bom com louvor e distinção”. Custódio Martins, Licenciado em Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Língua e Cultura Portuguesa (variante em Estudos Linguísticos) da UM, é leitor no Departamento de Português.

O tema do projeto de Custódio, a aquisição das noções de tempo e aspecto por parte de aprendentes de uma língua estrangeira, é um tema de destaque nas investigações actuais em Linguística Aplicada a nível internacional. A sua tese é a primeira a tratar exclusivamente da aquisição de tempo e aspecto por chineses aprendentes do português. O projeto destaca-se também pela substancial base de dados analizada, de quase 6000 itens, e também pela metodologia inovadora que permitiu um estudo simultâneo de fatores pertencentes ao sistema linguístico e de fatores psicolinguísticos e sociais relativamente ao aprendente individual.

As conclusões da tese têm aplicação ao ensino do português como língua estrangeira. Lançam luz sobre as complexidades do processo de aquisição das distinções de tempo verbal e aspecto verbal pelo aprendente, apontando para potenciais caminhos estratégicos que podem ser de utilidade na pedagogia linguística. Prevê-se que esta tese venha a servir como ponto de partida para futuras investigações da aquisição das noções de tempo e aspecto verbais por chineses aprendentes de português.

O júri, presidido pelo Vice-Reitor da UM, o Professor Rui Martins, contou com três examinadores externos, a Professora Fátima Oliveira (Departmento de Linguística da Universidade do Porto), a Professora Anabela Gonçalves (Departmento de Linguística da Universidade de Lisboa), e a Professora Maria José Grosso (Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Lisboa), e com dois examinadores internos, a Professora Maria Antónia Espadinha (Subdirectora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UM) e o Professor Yao Jing Ming (Departamento de Português da UM). A tese foi orientada pelo Professor Alan Norman Baxter, Director do Departamento de Português da UM.

Legenda: Custódio Cavaco Martins, Novo Doutor do Departamento de Português da UM com nota de Excelente